sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Triskle


Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio. 

Exemplos:
* nascimento, vida e morte
* corpo, mente e espírito
* céu, mar e terra.

Este importante símbolo, também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento.

Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas. É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.

 O triskele é um antigo símbolo indo-europeu. Também era utilizado por povos germânicos e gregos.  Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado.







 A primitiva divisão do ano em três estações – primavera, verão e inverno – pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado.
Ou seja, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa.


 Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa. Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.

A iconografia continental atribui grande ênfase ao simbolismo da tríade, o conceito da triplicidade, e o conteúdo mítico-literal ausente no continente é amplamente fornecido pela infindável variação desse tema na literatura irlandesa e galesa.




9 comentários:

Marli Reis disse...

Ótima semana também para você!

Unknown disse...

Obrigado, Marli!

Soraya Chaude disse...

Que trabalhos lindos você faz, parabéns, gostei muito.
Espero te encontrar no meu espaço.

Evanir disse...

Olá!!Fiquei encantada com os trabalhos que você faz.
O peixe de perda é simplismente lindo assim como tudo que esta esposto aqui.
Uma pena você ser de tão longe.
Mais fiquei feliz em conhecer você só assim sabemos quantos talentos desconhecemos por esse Brasil a fora.
Estou te seguindo.
meus blogs são.

http://aviagem1.blogspot.com/
www.fonte-amor.zip.net
Terei muito prazer em receber você.
beijos,Evanir.

Evanir disse...

Olá !! vim agradecer por estar seguindo meu blog.
E ver mais uma vez essa notavel arte .
Na verdade andei mostrando o seu trabalho aqui em casa todos acharam lindo ñao foi só a mim que encantou .Um dia lindo beijos,Evanir.
http://aviagem1.blogspot.com/

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querido amigo Felipe.

Que texto lindo... Belo documentário!!

Estava com saudades.
Um grande abraço.
Que Deus o abençoe sempre.

ANDRÉ RIBEIRO disse...

Fantástico a obra e o simbolismo que a Triskle representa. Parabéns! Eu quero um! Como eu faço para ter? Você comercializa?

Abraço.

André Ribeiro

ANDRÉ RIBEIRO disse...

Olá Felipe, gostei do texto sobre a Triskle e por isso me atrevi e postei no meu blog o texto e a foto do seu trabalho, só posto o que eu acho interessante e criativo, é uma forma de divulgar o seu talento. Deu os créditos a você e ao seu blog. Caso não goste ou prefira que eu retire me avise e, com tristeza, retiro-o.

Desde já agradeço.


André Ribeiro

Unknown disse...

Fique a vontade, André. Fico feliz que tenha gostado. Um abraço!

Seguidores