segunda-feira, 5 de abril de 2010

Nova Olinda, Ce

A cidade de Nova Olinda está situada na área de maior concentração mundial de fósseis do período Cretáceo e conta também com abundantes reservas de pedra cariri. Desmembrado do município de Santana do Cariri em 1957, o município recebeu este nome em homenagem à cidade pernambucana de Olinda. A região do Cariri é considerada um oásis no estado do Ceará e faz parte da Chapada do Araripe. O relevo montanhoso, a vegetação abundante e as inúmeras nascentes garantem um clima ameno em pleno semi-árido do sertão. A cidade reserva aos visitantes boas opções. Arqueologia, misticismo, folclore e muita natureza proporcionam agradáveis passeios. Os turistas podem conferir, por exemplo, uma grande pedra em formato de coruja, localizada no Sítio Olho D'água. A cidade preserva, ainda, a Igreja do Padroeiro São Sebastião, como exemplo da bela arquitetura de Nova Olinda. Quem visita a cidade pode apreciar também o artesanato feito em couro, crochê, bordado e em pedra cariri. Já o misticismo é representado pela Ponte de Pedra e a Cama da Mãe D'água. Diz a lenda que a ponte fazia parte do mundo dos encantados, mas virou pedra quando um meteoro atingiu a Terra. Além da preservação da memória, com o Museu do Homem Kariri, Nova Olinda destaca-se pelo desenvolvimento de programas sociais que atendem a comunidade juvenil, como a Fundação Casa Grande. Crianças e adolescentes integrantes do projeto participam de oficinas ligadas à área de Comunicação Social.

Informação básica:

Clima
O clima na região de Nova Olinda é o tropical úmido. A temperatura média anual fica em torno dos 27ºC.

Dados da cidade Nova Olinda
Estado: Ceará
Região: Nordeste
População: 12.400 habitantes
DDD: (88)

Distâncias
Crato: 43km
Juazeiro do Norte: 53km
Fortaleza: 543km

Hospedagem / Restaurantes Em Nova Olinda os turistas são acomodados nas residências dos pais das crianças e adolescentes da cidade, que servem de pousadas e são administradas pela Cooperativa dos Pais e Amigos da Casa Grande (COOPAGRAN). Todas as famílias participam da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os restaurantes locais são simples, mas estão sempre prontos para atender e servir os visitantes com as delícias regionais.

Como chegar Via Rodoviária: O acesso a Nova Olinda pode ser feito de ônibus, vindo de todas as capitais da Região Nordeste, via Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Situada a 543km da capital Fortaleza, o turista pode chegar à cidade pelas BR-116 e BR-122, passando pelas estradas estaduais CE-138, CE-371, CE-269, CE-385 e CE-292.
Via Aérea: o aeroporto de Fortaleza, que fica a 543km dali, recebe vôo diários de várias capitais brasileiras. A cidade de Juazeiro do Norte recebe um vôo direto de São Paulo, e fica mais perto que a capital do estado; está a 53km de Nova Olinda

Atrações Nova Olinda está situada na área de maior concentração mundial de fósseis do período Cretáceo e possui os diversos atrativos naturais. Entre eles, destacam-se: o Sítio Arqueológico Furna Pintada, a Ponte de Pedra, a Cavernas Olho D'água (Sítio Olho D'água), os Sítios Mitológicos (Mãe D'água e Pedra da Torre), a Pedra da Coruja e o Poço do Inferno.

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
Um misto de museu e centro cultural freqüentado por crianças e jovens da cidade de Nova Olinda, a Fundação Casa Grande é uma Organização Não-Governamental (ONG) que tem como missão educar crianças e jovens sertanejos em gestão cultural através de seus programas de memória, comunicação, artes e turismo. O trabalho envolve todos os familiares, que participam da Cooperativa dos Pais e Amigos da Casa Grande – COOPAGRAN. Na Casa Grande, o visitante conhece: o Memorial do Homem Kariri, que guarda em acervo peças arqueológicas e lendas da pré-história do homem Kariri; a Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, com rádio, TV e editora; e o Teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas.


Texto extraído de: http://www.embratur.gov.br/site/br/cidades/materia.php?id_cidade=8849®ioes=4&estados=6

Links relacionados http://www.ceara.com.br/

http://www.tvcultura.com.br/caminhos/28meninada/terra-meninada.htm

http://www.ceara.com.br/m/novaolinda/

http://www.geocities.com/cariri_ce/geologia.htm

http://www.redturs.org/inicio/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=105

17 comentários:

Unknown disse...

Um abraço, Alexandre! Como vão as coisas na "Terra do Sol Nascente"?

SOS DIREITOS HUMANOS disse...

DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA...



"As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado



O MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA


No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato "JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA", paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.



O CRIME DE LESA HUMANIDADE


O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.


A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS


Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é considerado IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos



A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO


A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.



AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5


A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;



A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA


A SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.


QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA


A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do "GEOPARK ARARIPE" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?



A COMISSÃO DA VERDADE


A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, Felipe.
Muito boa, essa matéria.
Não sei como é feita a extração da pedra Cariri, mas sempre quando penso nas minas de ouro, prata, extração de outros minérios, e a exploração do petróleo, eu imagino a terra, como um queijo suíço...
Labirintos que se encontram, e que lá no futuro, talvez possam causar uma grande catástrofe.

Um grande abraço. Bom trabalho.

Unknown disse...

Eu também fico imaginando como vai ser o futuro do planeta, Amapola. Como podemos viver destruindo a nossa casa? O ser humano escava a Terra há uns cinco mil anos, e o consumo só aumenta. Onde é que isso vai parar?

✿ Regiane ✿ disse...

Olá!!!
Vim retribuir sua visita no meu jardim.
Seja muito bem-vindo e volte sempre!
Ótima matéria essa, gosto muito de informação.
Nos fazer refletir e isso é maravilhoso.
Tenha uma ótima tarde!

Lola Fontecha disse...

He participado en un concurso de microrelatos de artesanía. Mira si te gusta:

EL ALMA DEL ALFARERO

José, alfarero desde que le alcanzaba la memoria, hombre curtido por el sol y manos de terciopelo; se levantó de la silla para coger la bola de arcilla que utilizaría esta vez en el torno. Cada vez hacía un modelo distinto que Alma lucía en una estantería de su dormitorio, cada año José le dedicaba su amor elaborado por sus propias manos. Se dispuso para crear el regalo que este año haría a su nieta. Manos enlazadas en el barro y su pensamiento fijo en la cara de ella al abrir el regalo en su quince cumpleaños. En esta ocasión moldeaba una taza, en la que pondría su nombre para que se acordara de él cada vez que tomara la leche, se acercaba ese momento en el que nunca más podría sentarse delante de lo que había sido su vida, durante tantos años creando con sus manos y su corazón.

Unknown disse...

Me gustaría tener el don que tú, Lola. Esta noche voy a pasar algún tiempo en su blog, leer y escuchar buena música. besos ...

Anônimo disse...

Não conheço Nova Olinda...
mas parece uma bela cidade...
beijos...e
inspirações...
Leca

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, Felipe.

Passei aqui, para lhe desejar uma boa semana.
Que o grande arquiteto do universo, ilumine o seu trabalho.

Um grande abraço.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, Felipe.
Quero lhe agradecer pela atenção e a forma bem didática, com que você enviou através do e-mail, o jeito de copiar as imagens para o meu blog.
Felipe, eu sou ruinzinha nisso mesmo. Comigo é só o uso do básico mesmo.
Fiquei muito grata. Um grande abraço.

Unknown disse...

Há um ano atraz tudo isso era um mistério pra mim: blog, gadjet, seguidores. Hoje em dia já sei até manipular o código html. Quando vejo um gadjet novo num blog tenho que experimentar. Eu adoro isso tudo! Bj. Amapola!

Dalinha Catunda disse...

Olá Felipe,
Parabéns pelas postagens, que enriquecem nosso conhecimento.
E obrigada pela visita,
Um abraço,
Dalinha

Carol Sakurá disse...

OLá!
Belíssimo o seu trabalho!
Meu pai era marmoarista.
Obrigada por seguir ao Le Poete en Fleur!
Abs!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia,amigo Felipe.

Agradeço-lhe muito pelo comentário gentil, carinhoso e espontâneo.
Você é um grande artista, e como tal, merece sim, a sua vitrine bem bonita, à altura do seu trabalho.

Um grande abraço. Bela semana.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, amigo Felipe.
Seu coração é modesto, e sua arte é exuberante.

Seu comentário me emocionou, amigo. Agradeço-lhe muito. Muitíssimo obrigada!
Desejo-lhe muita saúde, paz e alegrias.

Denise Guerra disse...

Olá Felipe, obrigada pela visita que vc fez ao meu blog Ecos da Cultura Popular, pelos gentis comentários e por linka-lo aqui no seu blog. Será um prazer contar com a sua presença por lá! Devo dizer que adorei este blog e o seu trabalho com as pedras cariri. Também estarei divulgando seu trabalho. Um grande abraço!

Unknown disse...

Muito obrigado, Denise. Hoje vou começar a usar o orkut pra divulgar meus parceiros. Vc também estará lá. Um abraço!

Seguidores